17 de janeiro de 2014

PSIQUIATRIA EM FACE DA REENCARNAÇÃO / Inácio Ferreira. - Edições FEESP. São Paulo. 1987.

O médico e escritor Inácio Ferreira exerceu o cargo de diretor clínico do Sanatório Espírita de Uberaba – MG, desde a sua inauguração em 31 de dezembro de 1933 e, através de suas pesquisas nos casos neuropsíquicos relacionados com enfermos do Sanatório introduziu a Terapia Espírita como tratamento complementar as doenças nervosas e mentais.

Neste livro, Inácio Ferreira expõe parte dessa experiência vivida com seus pacientes através de relatos de casos por ele acompanhado que leva ao mais cético a dar um passo atrás em busca de uma reflexão, embora a base de todo o trabalho desenvolvido tenha como referência a Reencarnação, que historiografa ao longo do tempo e espaço citando os Incas, Egípcios, Persas, Druídas, além de filósofos como Pitágoras, Timeu de Locres, Heródoto, Aristófanos, Sofocles, Sócrates, Apolônio de Thyana, Empédocles e Platão. Mais recente uma carta de Goethe a Wieland, a respeito de Frau Von Stein: _Só por meio da Reencarnação, posso explicar a mim mesmo o poder e a influência que esta mulher exerce sobre mim. Sim, em outro tempo, fomos marido e mulher. Como explicar porque Mozart tocava qualquer música aos 4 anos de idade e passou a compor com 8? Beethoven descobriu a geometria plana aos 12 anos? Rembrant desenhou como verdadeiro artista antes de aprender a ler? Miguel Ângelo foi técnico aos 8 anos? Henecke falou fluentemente três idiomas aos 12 anos?Hamilton conheceu o hebraico e mais 11 línguas aos 13 anos? Ericson teve aos 12 anos de idade 600 homens sob sua responsabilidade como inspetor do canal marítimo de Suez? Jaques Chrichton discutiu em latim, grego, hebraico e árabe aos 15 anos?

A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que se ocupa com as diferentes formas de sofrimentos mentais desde as de origem orgânica as manifestações psicológicas severas, da depressão, transtornos de personalidade até a esquizofrenia, que são tratados desde a prescrição medicamentosa até terapias, ou mesmo em consonância.

Não foi por acaso que Inácio Ferreira publica logo nas primeiras páginas mensagem de Chico Xavier, recebida em Pedro Leopoldo, na sessão pública da noite de 14.12.1951, sob o título de O LAR. Este espaço físico que transcende a esta simples definição está para a psiquiatria tal qual a infância para a psicanálise. Só que, em ambos, fatos não se restringem simplesmente a conteúdos traumáticos do passado-presente, vai mais além, nas relações de vidas passadas reencontradas em encarnações posteriores para o exercício da evolução. Neste aspecto, como foi relatado nos atendimentos relatados no livro, nem sempre a medicina humana é capaz de solucionar enfermidades, por isso, a importância de se estudar, pesquisar e divulgar esse outro lado da vida.


Luiz Humberto Carrião (l.carriao@bol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário